Você sabe o que fazer com os resíduos da obra?

Você sabe o que fazer com os resíduos da obra?

Você sabe o que fazer com os resíduos da obra?
 
Durante as construções e reformas em casa, uma dúvida que permanece na cabeça de muita gente é o que fazer com os resíduos da obra. De acordo com uma pesquisa da Abrecon (Associação Brasileira para a Reciclagem de Resíduos de Construção Civil e Demolição), os resíduos originados de construções e demolições representam de 40% a 70% de todos os rejeitos sólidos nas cidades brasileiras de médio e grande porte, sendo que menos da metade é reciclada ou reutilizada.
 
Mais do que apenas produzir todo esse rejeito, a maioria das pessoas que não sabem o que fazer com os resíduos da obra acabam descartando em locais inapropriados, como terrenos baldios e encostas de rios. Ou mesmo deixando na porta das casas, trazendo o perigo da proliferação de animais transmissores de doenças, como ratos, baratas e escorpiões, além impedir o livre trânsito de pessoas e veículos nas ruas.
 
Se você está construindo ou reformando e não sabe o que fazer com os resíduos da obra, a Nossa empresa preparou esse artigo, com os tipos de rejeitos produzidos em uma obra e as maneiras adequadas de descartá-los, sem prejudicar o meio ambiente e as pessoas à sua volta.
 
Classificação dos resíduos da construção civil

Você sabe o que fazer com os resíduos da obra?
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabeleceu os critérios para a gestão dos resíduos sólidos da construção civil, por meio da Resolução de número 307, de 5 julho de 2002. Essa gestão deve ser realizada com base em uma classificação feita da seguinte forma:
 
Resíduos Classe A

São os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, como:
 
– de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;
 
– de construção, demolição, reformas e reparos de edificações, que são os componentes cerâmicos, como tijolos, blocos, telhas e placas de revestimento, argamassa e concreto;
 
– de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto, como tubos e meio-fio, produzidas nos canteiros de obras.
 
Resíduos Classe B
Esses resíduos são reciclados e destinados a outros tipos de uso, como plásticos, papel, papelão, madeira e metais.
 
Resíduos Classe C
O gesso se enquadra na categoria de resíduos classe C, que são os que não podem ser reaproveitados de maneira nenhuma, devido à falta de tecnologias disponíveis para tal.
 
Resíduos Classe D
Os resíduos classe D são nocivos à saúde e ao meio ambiente, por isso, requerem um cuidado redobrado na hora do descarte. Entre eles, se encontram telhas de amianto, tintas, solventes e óleos.
 
Saiba como descartar e o que fazer com os resíduos da obra
Por se tratarem de componentes diferentes, cada resíduo produzido durante uma obra possui um meio de descarte diferente, para que sejam o menos prejudiciais possíveis ao meio ambiente e, se possível, sejam reutilizados de uma maneira útil.
 
Separe os materiais

É muito importante que, ainda durante o processo da obra, os resíduos sejam separados. Isso facilitará o descarte de maneira correta de todos os materiais. Não quer dizer que deva haver separação entre plásticos, papéis, metais e assim por diante. O que os funcionários da obra devem estar atentos é em separar o que pode ser reciclado do que não pode, lixo comum de entulhos e podas de árvore. Essas pequenas atitudes, além de oferecer uma visão mais ampla dos gastos de materiais, tornarão o descarte mais fácil.
 
Providencie caçambas

As caçambas são ótimas maneiras de armazenar e transportar entulhos e demais resíduos das obras.
 
Certifique-se de que os materiais descartados terão um destino correto
Tenha certeza de que as empresas contratadas saberão exatamente o que fazer com os resíduos da obra, bem como se possuem permissão para atuar nesse segmento. Também os materiais a serem reciclados devem ser encaminhados aos locais apropriados, confiáveis e que usarão esses resíduos sem causar danos ao meio ambiente. Por mais que os restos da sua obra deixem de ser sua responsabilidade a partir do momento em que uma empresa contratada faz a coleta, é fundamental que todos tenham consciência de procurar apenas por empresas com responsabilidade socioambiental. Afinal, todos somos responsáveis pelo planeta em que vivemos.
 
Gostou das nossas dicas? Conhece alguém que está pensando em o que fazer com os resíduos da obra? Compartilhe esse artigo e ajude a diminuir o volume de resíduos descartados de maneira incorreta!
 
A KATALÃO ALUGUEL DE CAÇAMBAS, está pronta para te ajudar na sua obra!

Compartilhar

Outros artigos

Precisando de uma ajuda para sua obra?

Entre em contato, detalhe sua necessidade,  e receba um orçamento o quanto antes.

Orçamento Whatsapp