Cuidados no descarte de entulhos
Em obras de variadas proporções, a produção de resíduos é inevitável. Entretanto, seu descarte adequado é não apenas uma questão de respeito às leis, mas também de preservação ambiental.
Durante a execução de um projeto de construção civil, são inúmeras as etapas que compõem o processo. Por essa razão, desde o preparo do terreno - por meio da terraplanagem - até a finalização da obra, mesmo com materiais econômicos e práticos, o acúmulo de entulho (Resíduos de Construção Civil) é uma constante.
Entretanto, para evitar contaminação do meio ambiente e multas, é preciso tomar algumas medidas. Por isso, confira neste post, 4 cuidados no descarte de entulhos.
Reduza ao máximo os resíduos
É grande a variedade de materiais disponíveis no mercado, havendo inclusive opções que
geram uma quantidade significativamente reduzida de entulho, como:
● estruturas metálicas, muito utilizadas em telhados, atuando como viga e caibro, por
exemplo;
● steel frame, composto por aço galvanizado, é rápido de ser construído;
● wood frame, versão de madeira que é pré-fabricada, o que facilita a montagem.
Por isso, usar alternativas aos recursos tradicionais é uma sugestão que impacta diretamente no volume de resíduos.
Planeje o destino do entulho
Para garantir o descarte correto, é preciso avaliar a quantidade prevista, qual será o local de depósito e qual empresa será responsável pelo seu transporte. Por isso, o planejamento da obra deve incluir o destino dos resíduos, uma vez que há limites e regras de recolhimento. E entre as principais opções, estão:
● coleta comum, no qual é possível descartar até 50 kg no lixo comum, desde que organizados de forma segura;
● ecopontos, no qual é possível recuperar parte dos materiais para reciclagem, sendo uma alternativa gratuita e de responsabilidade municipal;
● aluguel de caçamba, no qual uma empresa é contratada para destinar o entulho para locais específicos. Entretanto, alguns documentos são exigidos em todo tipo de coleta de resíduos, por isso, certifique-se de contratar serviços que são licenciados pelo município para garantir o respeito às normas.
Embale os resíduos adequadamente
Muitos materiais diferentes compõem o entulho, e realizar a sua separação de acordo com o tipo é altamente recomendado. Isso ocorre, pois muitos resíduos podem ser reciclados, e além disso, gerar risco de acidentes, como:
● vidro;
● pregos;
● plástico;
● madeira.
Assim, embalá-los em jornais, caixas ou latas garantirá a segurança de sua manipulação, e inclusive, facilitará seu descarte.
Contrate uma empresa de confiança
Somente uma empresa com credibilidade e ampla experiência na área pode assegurar que o entulho será destinado a um local adequado e sem impacto ambiental (contaminação do solo, lençol freático). Desse modo, todas as leis de descarte serão seguidas, também evitando multas.
Conclusão
Resíduos fazem parte do processo de construção e são tão importantes quanto outras etapas da obra, como a terraplanagem. Por isso, devem ser planejados e manipulados de acordo com as leis municipais, uma vez que podem gerar consequências negativas em grande escala.
Por isso, busque opções de materiais alternativos, embale corretamente resíduos perigosos e procure contratar empresas que estão licenciadas.